Um estudo clínico realizado por cientistas chineses demonstrou que a aplicação regular da massagem Krigler em casa possui eficácia comparável à sondagem na redução da gravidade da atresia congênita do ducto nasolacrimal em bebês.
Um estudo clínico realizado por cientistas chineses demonstrou que a aplicação regular da massagem Krigler em casa possui eficácia comparável à sondagem na redução da gravidade da atresia congênita do ducto nasolacrimal em bebês.
No entanto, observa-se que o efeito positivo da massagem se manifestou com algum atraso. Em média, a melhora foi observada após 2,7 semanas do início do procedimento, enquanto no grupo que recebeu sondagem, o efeito foi alcançado mais rapidamente — em 1,1 semana.
Os resultados deste estudo foram publicados oficialmente no periódico JAMA Ophthalmology.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na sexta-feira que mais de 10.000 ataques a instituições médicas foram registrados desde 2018, mas nenhum dos culpados foi levado à justiça.
Estes ataques, registados em 29 países e territórios, resultaram na morte de cerca de 5.700 pessoas e ferimentos de 8.500 cidadãos, segundo a OMS.
Altaf Musani, diretor da divisão de resposta humanitária e gestão de desastres da OMS, apresentou estes dados numa conferência de imprensa em Genebra e observou que a responsabilização é possível não apenas a nível nacional.
Ele sublinhou que as instituições médicas e os sistemas de saúde em geral são protegidos pelo direito internacional humanitário e pelos direitos humanos, incluindo certas Convenções de Genebra. No entanto, Musani afirmou que 'nenhum dos mais de 10.000 incidentes confirmados de que falei entrou no sistema de responsabilização'.
Apenas neste ano, a agência da ONU para a saúde registou 914 ataques, resultando em 911 mortes e 1.486 ferimentos. Musani também informou que a maioria dos incidentes em 2026 ocorreu na Ucrânia, Líbano e Territórios Palestinos.
Pesquisadores finlandeses e poloneses concluíram um estudo observacional transversal que demonstrou uma ligação entre o consumo regular de café e a diminuição do volume de gordura no corpo humano.
De acordo com os resultados do estudo, o consumo de café está associado não apenas à redução da gordura total e visceral, mas também a mudanças positivas em vários indicadores metabólicos. Além disso, foi notado o efeito do café em alterações específicas de gênero no perfil hormonal.
Este trabalho científico foi publicado oficialmente no European Journal of Nutrition.
Um estudo clínico conduzido por cientistas australianos demonstrou que uma abordagem combinada, incluindo natação e aconselhamento psicológico, oferece uma proteção mais robusta contra o estado de incapacidade em pessoas com dor nas costas em comparação com o uso apenas de psicoterapia.
No entanto, o efeito positivo dessa intervenção foi registrado apenas na oitava semana do estudo e não se manteve até a cinquenta segunda semana de observação. Além disso, a natação por si só praticamente não teve influência na intensidade da dor.
Os resultados desta investigação científica foram publicados oficialmente no British Journal of Sports Medicine.